terça-feira, julho 25, 2006

o olhar de TeoDias

(foto: gentileza de Teodósio Dias)
O "portfólio" do Teodósio Dias (dotempoedaluz.blogspot.com) é uma espécie de irmão de outro blogue -ruasdaminhacidade.blogspot.com- também da autoria do Teo. O que fica da visão dessas páginas é mais do que fascinação de um solit(d)ário é uma visão agre e doce impregnada de memória pelas ruas da cidade do Porto, muito amado. É como se a câmara de Teo Dias ou vice-versa tivessem assumido a interessante tarefa de se constituirem numa espécie de vigilantes e/ou zeladores da cidade e de tudo o que ela incorporou e incorpora ainda, apesar dos crimes cometidos diáriamente contra ela.


O Porto tem no olhar de Teo um enorme fôlego de respiração e uma familiaridade que é, a um tempo, de forte conotação "universalizante". E interesante será descobrir como em certas fotos se criaram atmosferas mágicas, pela luz e sombras, pelos cinzentos e azuis, mas também pelos contraluzes e os enquadramentos que seguem um estilo intencionalmente experimentais.


De modo que, em Do Tempo e da Luz e no Ruas da minha cidade -Porto,TeoDias faz a sua viagem no tempo ao encontro dos lugares que a retina guardou, -valorizando os contrastes abruptos, as (re)descobertas, as surpresas...

1 comentário:

T D disse...

da cidade que me magoa
das palavras que me faltam
das cumplicidades complicadas
da luz que já foi
do tempo que já não falta
das viagens desenquadradas
dos pierrots pintados de azul
dos "ruis ruins" comuns
das salas escuras, obscuras

que pena, não poder pôr uma imagem!

ou da plateia ou do positif
um cartaz do glauber

um:
"berimbau, cavaquinho
salomão, sacristão"

da cidade do sizentismo para "la ville blanche"