quinta-feira, agosto 10, 2006

estratégia da aranha


Prossegue, em quarta semana, a agressão ao Estado do Líbano.
Anteontem no noticiário da noite da sic o comentário off da jornalista às imagens de destruição de uma casa em Haifa: "Hezbollah atacou sem perdão...(sic!)".Não estando em causa saber se os "castigos" infligidos de parte a parte são medidos por maior ou menor propósito "imperdoável" , não me lembro de ter ouvido antes classificar com idêntico enfâse (e não menos "isenção") os efeitos dos bombardeamentos "cirúrgicos" da aviação hebraica .Pelos vistos,"Sem perdão" é, fica-se a saber agora, um exclusivo do "Partido de Deus". Nem seria de esperar outra coisa.
Israel precisa de mais 30 dias...de guerra.Quem o diz é um alto responsável militar do IDF. Isto quer dizer que, decorrido quase um mês de guerra é o mesmo já considerado como sendo insuficiente por Telavive. A média diária de 400 bombas lançadas desde meados de Julho sobre cidades libanesas não colheu ainda o fruto desejado. Isto também quer dizer que o "engôdo"libanês não está a surtir o efeito pretendido junto do inimigo real , a República Islâmica do Irão que tarda em reagir à "provocação". Não há problema: em Gaza e na Cisjordânea,continua-se diariamente a praticar, com toda a impunidade, o mais descarado dos abusos de Estado, -para ser suave- que tem incluído o assassinato de inocentes, raptos de parlamentares e de membros do governo e a destruição calculada das infra-estruturas básicas (água, electricidade...) da população palestiniana.
Para os incrédulos, o crime ecológico no Mediterrâneo praticado na sequência do bombardeamento de uma refinaria a norte do Líbano mostra até que ponto Israel está empenhado, com autenticidade, na destruição das "infra-estruturas" do Hezbollah.

A generalidade da imprensa continua a ignorar a existência do apelo anti-guerra do Líbano encabeçado por Noam Chomsky e subscrito por quase duas vintenas de outras personalidades cujos nomes a seguir se indicam: Tariq Ali, Mona Abaza, Matthew Abraham, Gilbert Achcar, Etel Adnan, Aziz el-Azmeh, Nadia Baghdadi, John Berger, Timothy Andres Brennan, Michaelle Browers, Alexander Cockburn, Dan Connell, Mahmoud Darwish, Richard Falk, Eduardo Galeano, Irene Gendzier, Charles Glass, Yassin al Haj Saleh, Assaf Kfoury, Elias Khouri, Ytzhak Laor, Ken Loach, Jennifer Loewenstein, Karma Nabulsi, John Pilger, Harold Pinter, Richard Powers, Tanya Reinhart, Eric Rouleau, Arundhati Roy, Sandra Shattuck, William Thelin, Gore Vidal, Howard Zinn, Stephen Zunes

Sem comentários: