quarta-feira, novembro 08, 2006

"a sexta melhor pintora"

Arpad e Vieira, em Paris nos anos 60.
Ao remexer ontem em escritos de minha mãe redescubro um interessante folheto sobre a pintora Vieira da Silva, (que quase caiu no esquecimento, como é prática entre nós...) que foi, como se sabe, uma grande personalidade da cultura portuguesa de reconhecido e enorme valor artístico. Em 1966, a revista francesa Connaissance anunciou o nome de Vieira da Silva como uma das seis melhores pintoras, segundo opinião de proprietários das galerias de arte mais importantes em todo o mundo.
Esse folheto, em formato A5, que me veio parar ás mãos anuncia modestamente a realização de uma sessão de homenagem (creio que a única no imediato ...) após a sua morte e promovida pela livraria Barata, com a minha colaboração.

Lembro-me de a sala da galeria estar repleta de gente num sábado à tarde e da emoção disparar às primeiras imagens de Ma Femme Chamada Bicho, o singular documentário do meu amigo José Álvaro de Morais, também já desaparecido. Lembro-e das palavras do David Mourão Ferreira nos fazerem compreender o estatuto ímpar do trabalho da Maria Helena Vieira da Silva.

1 comentário:

Anónimo disse...

por um acaso de sorte tive o privilégio de assistir nesse ano de 92 a essa sessão que muito me sensibilizou.
Foi uma pena a livraria Barata não ter prosseguido com programas culturais e sessões como a dedicada à nossa pintora Vieira da Silva.
O seu blog é simpático e pouco comum,parabéns.
A.M.Nunes