sábado, setembro 16, 2006

trabalho de casa(4)

Psycho, de Alfred Hitchcock - 1960
Ontem à noite, revisitação -pela enésima vez- de Psycho. O discurso hitchcockiano sobre as oscilações dos sentimentos de culpa é de uma actualidade extrema. Ao rever a (notável) sequência de assassinato no chuveiro -que permanece fascinante a meus olhos- dei por mim a pensar na capacidade de imaginação (e inspiração) e no inigualável rigor estilístico do cineasta, que permanecem poderosas quarenta e cinco anos depois. Se isto não é arte, meus amigos, então... .
Gosto de remexer as gavetas da minha secretária mesmo (ou sobretudo) à revelia de uma qualquer razão ou necessidade, como foi o caso de ontem à noite. Dei por mim a fazer o reconhecimento de velhos programas de cinema (do Condes, do Tivoli, do S.Jorge!), a reabrir cartas e postais dos amigos, a redescobrir fotografias de antes da revolução com mais de trinta anos ainda não amarelecidas , a rever-me, corpo e olhar juvenil, em foto de uma manifestação em 1974, de bolex paillard na mão, ao lado do Roy(Rosado) e do Pedro Macedo, ou do sorriso feliz da Isabel Paiva estampado numa "9x12" que o Duarte Medina registou na varanda da casa num longínquo dia de outono. Penso: fotos com os amigos guardadas na gaveta de cima -sempre à mão, sempre todos presentes, na memória e ao alcance da mão.Olho para uma foto de grupo (Ricardo, Rui, Tó,Isabel, Gina, Duarte,Sónia(!) e eu com um sorriso trocista nos lábios) tirada na praia da adraga e o que sinto é uma incontida exacerbação da felicidade desses anos.
Impossível não virem à memória, um a um, os dias brilhantes e limpos que passámos juntos.
JD


Sem comentários: