quinta-feira, setembro 07, 2006

palavras de ruy belo


Habito na morada do castigo, madura como a areia ou o verão no mar. Eu caminhei nos passos solitários. O sol neste lugar é uma ofensa. Nós nunca cultivámos a amizade num mar mesmo maléfico e maravilhoso. No triunfo da verdura, como um grito nas vozes, às vezes tristes, alegres às vezes, meu destino de morte é esquecimento eterno. Essas flores ardentes do verão ocultas, ou nas gretas ou esconderijos, palavras inventadas e selvagens, para mim, irmão, não só do sol como da lua, são para mim, já hoje, um ser de lenda, ó minha mãe, fantástica pessoa. À casa sempre o viajante há-de voltar, muito apesar da proibição eterna dos amigos da laranjeira plantada pela lua, olhar límpido aceso da alegria colar, solar que cerca a minha aldeia, pois os mortos não têm já família. Fantásticas crianças estivais, eu salvaguardo a solidão do nome, o sacrifício, perversão humana, o coração cristão da crua idade, a respiração loquaz dos vegetais, o vento do outono sobre o mar, o severo momento do crepúsculo, poder inacessível a palavras, ao dia pleno, a perfeição da vida, esse reduto último do mar. Os juízos da morte são inexoráveis nos começos da alta primavera, com a flecha dos dias desferida e a impunidade ausente, à lua. Fantásticos silêncios de verão, grande estuário para um rio em calma, aves marinhas longe em seu descanso, rosa que imita a primitiva rosa, ou pérola que segue a primitiva pérola, a excessiva operação do verão, tudo é demasiado para mim.Frescura das manhãs junto dos cais, ó simples criaturas migratórias, ó pequenas estrelas de dezembro. Silêncio tudo e todos: fala-se de mim.
Ruy Belo

3 comentários:

T D disse...

pela beleza do corredor até parece o seu antigo gabinete (que eu não cheguei a conhecer)
:D

Anónimo disse...

"... o valor não possuem os objectos por si, mas adquirem-no graças à sua relação com o Homem como ser social. Mas os objectos, por sua vez, só podem ser valiosos quando estão dotados efectivamente de certas propriedades objectivas". A. Sánchez Vásquez, Ética

Anónimo disse...

"O dilúvio universal foi um fracasso: ficou uma família viva."H. BECQUER