segunda-feira, setembro 04, 2006

o correr do tempo

1.Se fosse vivo, o poeta e neo-realista, Raul de Carvalho completaria hoje 86 anos. Passou os seus últimos anos de vida mergulhado na doença (que lhe havia de cortar a vida) , na solidão, magoado pelos (des)afectos e quase esquecido, votado ao quase ostracismo. Conheci-o numa tarde de sábado de verão num café prós lados do Saldanha onde morava. Como agradecimento da atenção que eu lhe dispensara nos breves minutos de conversa (também pela empatia que visivelmente lhe encuti) enquanto tomava um café ofereceu-me um poema escrito numa folha a5 dobrada ao meio. Nunca mais nos vimos. Cerca de um ano depois li no DL a noticia da sua morte.
Belíssimo e tocante é o seu poema,"Serenidade És Minha", dedicado à memória de Fernando Pessoa, de que se reproduz no parágrafo seguinte um breve extracto.
Vem serenidade, /e lembra-te de nós, /que te esperamos há séculos sempre no mesmo sítio, / um sítio aonde a morte tem todos os direitos. / Lembra-te da miséria dourada dos meus versos, / desta roupa de imagens que me cobre corpo silencioso, / das noites que passei perseguindo uma estrela, / do hálito, da fome, da doença, do crime, / com que dou vida e morte a mim próprio e aos outros.
Vem serenidade, / e acaba com o vício de plantar roseiras no duro chão dos dias,/ vício de beber água com o copo do vinho milagroso do sangue. /
/Vem, serenidade, / não apagues ainda a lâmpada que forra os cantos do meu quarto, / papel com que embrulho meus rios de aventura em que vai navegando o futuro. ..

2.No dia 4 de Setembro de 1976, -faz trinta anos- que o futuro 43º Presidente dos EUA, George W.(alker) Bush foi detido e multado por conduzir "sob influência do álcool", segundo se refere na Wikipédia.
JD

1 comentário:

Anónimo disse...

Pinochet, mas alto que Carrero Blanco!