domingo, janeiro 11, 2009

o meu amigo, rodrigues da silva (1939-2009)

Há quase uma vintena de anos (mais precisamente, a 10 de Agosto de 1989), o José Rodrigues da Silva escrevia "isto", -que abaixo se segue- no saudoso Diário de Lisboa, na sua habitual "crónica de cinema" das sextas-feiras: "...E a prova de que a qualidade, afinal (mesmo no Verão, mesmo em Agosto) rende.O exemplo do Forum (Picoas, gerido então pelo Paulo Branco) é apenas um.. O do Inatel na Costa de Caparica (que se dá ao luxo de fazer antestreias nacionais) é outro, com a sua programação cuidada e de qualidade... . Antes de ler esta "tirada" cinéfila de satisfação do Zé (que não era a primeira vez...) tinhamo-nos cruzado fortuitamente um ano antes num fim de tarde primaveril na Distri dos Restauradores trocado um pá, tás bom e destilado uma,duas amarguras rápidas sobre a merda dum filme qualquer..., escandalosamente em exibição à largas semanas no multiplex das Amoreiras. A nossa cumplicidade -eu enviava-lhe a programação mensal da Festa do Cinema na Caparica e ele escrevia, ou não, sobre os filmes de que mais gostava - pela paixão do cinema nunca a questionámos. Nunca sugerimos um ao outro que seleccionasse ou escrevesse sobre outro ou aquele filme, fabricado pelo realizador "y" ou do autor "z", -para quê?. Lembro-me do sorriso do Zé no dia da projecção, em antestreia, de "Do The Right Thing", de Spike Lee, no Cine-Teatro do Inatel na Costa... e de lhe ter posto a mão no ombro e dizer-lhe obrigado, Zé Rodrigues da Silva, pela tua notazinha cúmplice ("A estreia -ou melhor, a antestreia- do novo filme de Spike Lee é o acontecimento da semana..." ) de anteontem no "DL" (24 Agosto 1989).
Tenho pena por a nossa relação de cumplicidade nunca ter saído do estado de "bons" conhecidos. Isso não invalidará que o Rodrigues da Silva tenha sido "secretamente",como foi, um dos meus poucos bons amigos cinéfilos por quem tive, -melhor:tenho- uma enorme estima.

Sem comentários: