Travelling para a frente, muito lento, no corredor . Ouve-se, à distância, "A Noite Passada" e risos de uma criança provocados provavelmente por cócegas.um gato assoma à porta do quarto de Miguel e avança em direcção à câmara desaparecendo pela direita. Surgem ruídos de uma sirene que se dissipa quando a câmara estaca frente à porta da casa que dá para as escadas.
O som estridente da campainha ressoa uma, duas, três vezes quase ininterruptamente. Voz de Miguel pede à criança para ver quem é. A voz de criança repete "é a mamã". Ruídos de passos apressados a aproximarem-se da porta. Ouve-se outra sirene.
022- na casa de Miguel: frente porta de casa -interior/dia
Sofia de costas, frente à porta.O som da sirene progride lá fora.
A porta abre-se depois de se escutar as voltas da fechadura a abrir. A criança (8/9 anos) sorri e lança os braços abertos ao corpo de Sofia. Sofia beija a criança e coloca-a ao colo e entra fechando a porta. A imagem da porta mantém-se até a voz da criança repetir segunda vez "a mamã , a mamã, trouxe o meu presente!".
023 - no quarto da criança- interior/dia
Plano de conjunto frente á porta aberta do quarto da criança. Os corpos de Sofia e da criança entram em campo no corredor. Miguel entra em campo vindo da direita e abraça Sofia e a criança. Permanecem os três abraçados. O som de "A Noite Passada" deixa de se ouvir.
Sofia: o meu pai foi preso pela Pide esta noite.A minha mãe está arrasada. Temos de nos desembaraçar rapidamente dos panfletos do Joaquim. A polícia não tarda aí.
Sofia, Miguel e a criança saem de campo pela direita. A Câmara inicia um travelling lateral para a direita pondo a descoberto a estante alta de livros , o pick-up e LPs amontoados , a parede branca que transpõe para a sala onde estão Sofia e Miguel a entrar . A criança a correr para o sofá onde se deita a brincar com o boneco action man
Sofia beija Miguel nos lábios e diz-lhe:
Miguel: a casa do António é segura?
Sofia: a casa da Aldina, a porteira, é que é segura.
Miguel: não sei se é de confiarmos...
Sofia: Miguel, a Aldina já nos deu "n" provas de confiança.Lembras-te, da última vez que ela ficou a tomar conta do Pedro (a criança), e de o levar à escola quando estivemos aqueles dias detidos em caxias ?
Miguel (impaciente): não sei, não sei, talvez tenhas razão mas, não estou seguro .
(Extracto de planificação do filme "dias frios"(título provisório), escrito entre Setembro 1976-Janeiro1977)
Sem comentários:
Enviar um comentário