segunda-feira, agosto 25, 2008
maio de 68
A utopia do movimento social de maio de 68 não foi apenas o de se confrontar com o modelo de liberdade do sistema, foi principalmente o de desejar (digamos, experimentar)a libertação da sociedade de todos os seus poderes.
quinta-feira, agosto 21, 2008
que fazer? eís a questão...
A nomeação ministerial do advogado e militante socialista, Vítor Ramalho, para presidir à novel Fundação Inatel, anunciada em Diário da República no passado mês de Julho, pode vir a representar mais do que uma mera escolha política estratégica, pode sobretudo traduzir-se no reacender (ia a escrever, "legitimação") da esperança. Uma das suas primeiras tarefas será, concerteza, a de perceber qual a dimensão do desastre para que foi nos ultimos anos atirado o Inatel.
Alguém me dizia, que sem uma completa reformulação da sua estrutura orgânica (e o consequente desmantelamento dos projectos de interesses pessoais de poder ), sem reposição dos valores do respeito, da liberdade democrática e da diversidade de ideias e,sobretudo, sem justiça para os injustiçados, a esperança será vã.
Conhecendo o espírito inovador e a ousadia de Vítor Ramalho desejo-lhe sorte bastante para o novo desafio que tem em mãos.
foto:Smultronstallet (1957), by Ingmar Bergman
com kusturica em vigo
Foi assim: no fim de uma tarde de chuva miudinha de verão em Caminha alguém lançou o desafio, ir a Vigo nessa noite (de 17 Agosto) ver Emir Kusturica and the No Smoking Orchestra no grande auditório ao ar livre do Parque Castelón.Lembro-me de a meio da viagem de regresso dar por mim a trautear de modo quase inaudível "unza,unza time"e de ter imaginado Kusturica partir no final num gigantesco tapete voador iluminado por todos os lados como uma nave extraterrestre (igual á de Close Encounters of the Third Kind!)com que todos, ou quase todos, um dia sonhámos... . O absurdo é termos de nos contentar com o possível.
sexta-feira, agosto 15, 2008
portfólio (1)
Subscrever:
Mensagens (Atom)