terça-feira, junho 16, 2009

da resistência


c'est pas um roman, c'est la vie. Un
film c'est la vie. (JLG)
hoje identifico-me com Jean-Luc Godard e a sua fase clássica e por isso é que tenho dificuldade em aceitar que uma boa parte do cinema francês do presente está completamente bloqueado. Com as excepções do costume: Haneke, Chabrol, Resnais, Rohmer e Rivette.
imagem: fotograma de Week-End, de J.L-Godard (1967)

terça-feira, junho 09, 2009

Festival de Cinema da Covilhã




grupo de crianças de escolas do ensino básico da Beira Interior (das mais de 700 que aderiram em massa !) à saída de uma das quatro projecções de "A Viagem de Chihiro" integrada na secção ,"A escola vai ao cinema" do 3º Festival de Cinema da Covilhã, Maio de 2007, organizado pela Delegação Inatel daquela cidade.

A experiência que não haveria de repetir-se nos dois anos seguintes (dadas as fortes e patéticas obstruções ditadas por grupinho com interesses particulares e obscuros instalados em Lisboa) é já vista como um "acontecimento a todos os níveis notável" , quer pela Universidade da Beira Interior, Câmara Municipal da Covilhã, Delegação de Cultura da Região Centro, Municípios de Idanha-A-Nova, Sertã, Castelo Branco -parceiros activos deste a primeira hora (2004)-, quer pela generalidade dos públicos.

O Festival, que ano após ano, vinha merecendo o reconhecimento da imprensa regional mais emblemática, (p.ex., jornal do Fundão, Noticias do Interior, Noticias da Covilhã incluindo rádios locais) e a atenção das televisões RTP e SIC , regressará um dia -podem todos disso estar certos-com ainda mais pujança.

Em jeito de mera constatação: a incompetência e a mediocridade sempre tiveram horror à competência, à criatividade e ao mérito. E o horror acrescido por um orçamento simbólico de menos de uma trintena e meia de milhares de euros (!) proveniente em mais de 60% dos casos de apoios institucionais e privados, de autarquias de cores partidárias diversas, e em especial do empenho do Conselho Directivo da UBI , da respectiva associação de Estudantes e de muitos profs.. É por tudo isto que o "Festival de Cinema da Covilhã" se tornou incómodo e teve de ser foi "abatido".

terça-feira, junho 02, 2009

"dias frios" um projecto de filme adiado

o21- na casa de Miguel - interior/dia
Travelling para a frente, muito lento, no corredor . Ouve-se, à distância, "A Noite Passada" e risos de uma criança provocados provavelmente por cócegas.um gato assoma à porta do quarto de Miguel e avança em direcção à câmara desaparecendo pela direita. Surgem ruídos de uma sirene que se dissipa quando a câmara estaca frente à porta da casa que dá para as escadas.
O som estridente da campainha ressoa uma, duas, três vezes quase ininterruptamente. Voz de Miguel pede à criança para ver quem é. A voz de criança repete "é a mamã". Ruídos de passos apressados a aproximarem-se da porta. Ouve-se outra sirene.

022- na casa de Miguel: frente porta de casa -interior/dia
Sofia de costas, frente à porta.O som da sirene progride lá fora.
A porta abre-se depois de se escutar as voltas da fechadura a abrir. A criança (8/9 anos) sorri e lança os braços abertos ao corpo de Sofia. Sofia beija a criança e coloca-a ao colo e entra fechando a porta. A imagem da porta mantém-se até a voz da criança repetir segunda vez "a mamã , a mamã, trouxe o meu presente!".

023 - no quarto da criança- interior/dia
Plano de conjunto frente á porta aberta do quarto da criança. Os corpos de Sofia e da criança entram em campo no corredor. Miguel entra em campo vindo da direita e abraça Sofia e a criança. Permanecem os três abraçados. O som de "A Noite Passada" deixa de se ouvir.

Sofia: o meu pai foi preso pela Pide esta noite.A minha mãe está arrasada. Temos de nos desembaraçar rapidamente dos panfletos do Joaquim. A polícia não tarda aí.

Sofia, Miguel e a criança saem de campo pela direita. A Câmara inicia um travelling lateral para a direita pondo a descoberto a estante alta de livros , o pick-up e LPs amontoados , a parede branca que transpõe para a sala onde estão Sofia e Miguel a entrar . A criança a correr para o sofá onde se deita a brincar com o boneco action man
Sofia beija Miguel nos lábios e diz-lhe:

Miguel: a casa do António é segura?
Sofia: a casa da Aldina, a porteira, é que é segura.
Miguel: não sei se é de confiarmos...
Sofia: Miguel, a Aldina já nos deu "n" provas de confiança.Lembras-te, da última vez que ela ficou a tomar conta do Pedro (a criança), e de o levar à escola quando estivemos aqueles dias detidos em caxias ?
Miguel (impaciente): não sei, não sei, talvez tenhas razão mas, não estou seguro .

(Extracto de planificação do filme "dias frios"(título provisório), escrito entre Setembro 1976-Janeiro1977)